domingo, 24 de maio de 2009

Manifesto contra o Sistema

Que raios de entidade quase mística é esse tal de Sistema? Ele é onipresente, onipotente e decide sobre a vida de todo o mundo.

Dia desses, 10h da manhã, arrumo uma brecha nos afazeres e vou ao banco pagar uma conta. Primeiro, recorro ao caixa eletrônico, mas eis que recebo a seguinte mensagem: "Sistema fora do ar, dirija-se a outro terminal ou procure a agência mais próxima".

Resolvo entrar na agência bancária, templo sustentado pela entidade em questão, e me deparo com uma cena apocalíptica: clientes aos berros desesperados, gerentes estressados, computadores em pane... Todos à mercê do Sistema.

Respiro fundo e decido voltar para o escritório. Mesmo sendo o dia de vencimento da conta, posso fazer o pagamento pela internet. "Afinal, tecnologia tem que servir para alguma coisa! ".

Tento, então, acessar o site indicado, mas para a minha surpresa: "Falha no carregamento. Sistema de rede não encontrado".


"Calma", disse para mim mesma, já pensando nos juros que me renderiam o atraso no pagamento. Ainda tenho uma opção. Há um posto de serviço bancário na farmácia da esquina de casa.

No fim do dia, fui até a tal farmácia. Uma pequena fila de pessoas esperava pelo mesmo atendimento. Aguardei pacientemente e quando chegou a minha vez:

- Desculpe, não podemos receber seu pagamento - disse a mocinha nada simpática do caixa.

- MAS POR QUÊ? - perguntei.

- O Sistema não permite. Só recebemos contas no dia do vencimento até as 19h.

Olhei no meu relógio. Faltavam 3 minutos para as 19h. Mas, no relógio do Sistema, já eram 19h01. Tarde demais...

"Não é possível, joguei pedra na cruz do Sistema!", pensei. Minha penitência: pagar juros.

Será que adianta rezar?

Oh! Venerável e absoluto Sistema... EU NÃO QUERO SER PERDOADA!!

4 comentários:

Jen disse...

hahaha, adorei esse irmã!!! quem nunca sofreu por causa do sistema que atire a primeira pedra...

Interferência disse...

Isso me lembrou o filme "Homens de Preto". Lembre-se desse discurso caso você parte da organização, rs.


"Anonimato é o seu nome. Silêncio é sua língua nativa. Você não é mais parte do Sistema. Você está acima dele. Sobre dele. Além dele. Nós somos "eles". Somos os Homens de Preto"

Aí vc põe os óculos escuros, rs

Anônimo disse...

Jéssica hj o sistema deu furo comigo na Sefin, ele foi embora sem se despedir qdo faltava apenas uma pessoa para ser atendida antes de chegar a minha vez. Ainda por cima é mal educado. Deixei de almoçar por causa dele, e ele nem me ofereceu uma cream cracker ara tapear a fome. bjs Fabíola

john disse...

Realmente o sistema parece ser onipotente e onisciente, mas infelizmente não é onipresente e por conseqüência quase nunca está disponível para nós reles mortais...
Nesse momento só me vem uma frase que talvez devesse nos consolar mas só piora a coisa:
"Assim caminha a humanidade"
abraços...
E que o sistema esteja com você!