domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Fórum do Caos Social" – O ser humano carrega o mundo nas costas

  • Diversidade

A variedade de povos e debates que compôs a programação política do Fórum Social Mundial 2009, que ocorreu em Belém/Pará/Brasil, de 27 de janeiro a 01 de fevereiro, se manifestou da cultura e também da hipocrisia. Se por um lado o Fórum ofereceu livre espaço para a manifestação tradicional de diversos grupos e discursos, por outro, o evento foi marcado por contradições, em que muitos de seus participantes e organizadores praticaram exatamente o contrário das atitudes propostas por suas ideologias.

O encontro congregou todas as tribos e todas as culturas. Em cada esquina do território do Fórum, brotavam celebrações e reivindicações que contemplaram todos os gêneros, crenças, raças e etnias. É cena para nunca mais esquecer: as ruas da UFRA e da UFPA tomadas pela heterogeneidade, local em que conviveram pacificamente o índio e o latifundiário, o proletariado e o patrão, o liberal e o conservador, o cristão e o anticristo. Acreditem, viu-se até palestinos dividindo ambiente com israelitas, americanos interagindo com vietnamitas.

  • Contradições
Durante a 9ª edição do FSM, os paradoxos estiveram por toda a parte começando pela própria administração da cidade que sediou o evento (Belém-PA) ao escolher como território para as atividades os bairros mais violentos e carentes de infraestrutura da capital. As comunidades moradoras do local, que em anos e anos viveram a mercê da falta de assistência seja no que consiste em moradia digna, seja em saúde, segurança e saneamento básico, de repente viram-se considerados, mas não em função da promoção de sua cidadania, tendo sido até mesmo segregadas da participação no Fórum, e sim pelo objetivo das autoridades de assistir e proteger o povo que veio de fora apenas pela ocasião do evento e não vive aquela realidade diariamente. Surge, então, a pergunta: por quanto tempo durarão os investimentos na área após o encerramento do Fórum Social?
Na mesma perspectiva, em contrapartida a alguns dos temas mais discutidos no FSM 2009, como as medidas a serem tomadas para o combate à pobreza e à desigualdade social, estiveram ambientalistas em favor da preservação da Amazônia produzindo toneladas de lixo, profetas do fim do capitalismo estimulando o consumo na feira livre que reuniu produtos oriundos dos mais variados países e até povos indígenas que contestam a desvalorização de suas culturas cobrando preços que oscilavam entre R$ 2 e R$ 35 para pintar figuras marajoaras no corpo dos turistas usando urucum e jenipapo, recursos naturais da floresta. Houve ainda os que clamam por uma nova consciência e juventude se alienando das discussões sociais e políticas propostas pelo evento para viver apenas os momentos de lazer e diversão no clima de Woodstok criado no acampamento de participantes.
  • O que valeu a pena?
Na hora de se questionar sobre o que ficou de bom desse acontecimento que marcou a história da Amazônia ao reunir líderes políticos de todo o mundo e mudar a rotina da cidade que conheceu as causas mais diversas de protestos que tomaram os lugares mais emblemáticos como cenários, chegamos à conclusão de que, apesar da discrepância entre teoria e prática, o ser humano ainda possui capacidade de mobilização.
Se o tema “Outro mundo é possível” foi o suficiente para atrair pessoas do planeta inteiro para um espaço de debates e contestações, ainda que muitas tenham sucumbido às fraquezas da humanidade e prazeres da civilização, talvez a real necessidade de se criar uma nova ordem mundial, um dia, faça essas pessoas compreenderem que a mudança de realidade depende da mudança de atitudes e que não é preciso um evento de proporções como as do FSM para incitar a prática de ações pelo bem-estar da coletividade e usufruto das gerações futuras. Às vezes, agir isoladamente e dar o exemplo é a única solução para que as transformações e melhorias ocorram globalmente.

Vamos fazer a nossa parte!


3 comentários:

Anônimo disse...

Aê, atualizou o blog! :D Também estive lá no FSM, apesar de não ter acompanhado como gostaria. Com certeza, um momento único, com todos os seus problemas.

bjo

Alan Araguaia

Anônimo disse...

Obrigado Jéssica,
Fique a vontade para divulgar nossas imagens.
Visitei seu Blog e gostei muito dos seus textos, você sabe equilibrar as idéias.
Muito diferente dos Blogs que li sobre o FSM, como por exemplo o do portal Terra em que o jornalista se preocupou mais com as nagatividades do evento.

Você realmente tem um talento maravilhoso para o Jornalismo.

Grande Abraço

Manoel

Interferência disse...

Quem diria... acho que estou precisando de umas lições de otimismo de você, rs

Gostei do texto, principalmente quando fala da importância de exemplos isolados.